PROGRAMA DOUTORAL EM CUIDADOS PALIATIVOS

Descrição

A Universidade do Porto é uma instituição de criação, difusão e aplicação de conhecimento em diferentes áreas científicas. A Faculdade de Medicina em particular, tem contribuído decisivamente para a formação científica, tecnológica e humanística de médicos e outros profissionais de saúde, bem como a melhoria da saúde da população. Para o efeito esta faculdade está habilitada para a concessão do grau de licenciado, mestre e doutor pressupondo a execução de investigação científica e tecnológica nas áreas da Medicina e outras Ciências da Saúde e da Vida. Pelo que o 3º Ciclo de Estudos em Cuidados Paliativos se enquadra plenamente na estratégia institucional de oferta formativa face à missão da Universidade do Porto em geral e da Faculdade de Medicina em particular.

Este ciclo de estudos é a sequência natural do projeto académico dos graduados em Cuidados Paliativos (o 2º Ciclo de Estudos em Cuidados Paliativos da FMUP encontra-se já na sua 6ª edição e 70 estudantes obtiveram já o grau de mestre), bem como de muitos médicos e outros profissionais de saúde que desejem adquirir competências em investigação e prática em cuidados paliativos. Mais ainda, e apesar de uma oferta formativa muito diversificada na Universidade do Porto, quer a nível de mestrado quer de doutoramento, o 3º Ciclo de Estudos em Cuidados Paliativos vem ocupar uma importante lacuna a este nível dado que existe hoje uma intensa procura neste tipo de formação em todo território nacional vendo-se os estudantes obrigados a recorrer a formação a nível de doutoramento em instituições universitárias estrangeiras.

Este programa desenrola-se em parceria com importantes e prestigiadas instituições universitárias e de saúde a nível nacional e internacional – incluindo instituições anglosaxónicas mas, também, do espaço da lusofonia – irá também contribuir para internacionalizar ainda mais a Universidade do Porto quer pela divulgação desta iniciativa quer pela frequência do ciclo de estudos por estudantes estrangeiros.

As parcerias a desenvolver serão com as seguintes instituições: Rice University, Texas, (Prof. H. Tristram Engelhardt Jr.), Kent University, UK (Prof. Andrew Thorn), St Christopher’s Hospice, London, (Prof. Nigel Sykes), Universidade Federal de São Paulo UNIFESP (Prof. Marcos Bossi), Conselho de Medicina do Estado de São Paulo (Prof. Clóvis Constantino), Instituto Português de Oncologia – Porto (Prof. Ferraz Gonçalves, Dra. Paula Silva), INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. (Dr. Eurico Castro Alves), Unidade de Saúde Familiar de São João Porto (Prof. Pinto Hespanhol), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Prof. Amado Martins).

Objectivos

  • O objetivo essencial deste 3º Ciclo de Estudos em Cuidados Paliativos é que o estudante adquira conhecimentos no domínio da investigação em Cuidados Paliativos e também que o estudante fique dotado das aptidões e competências para um exercício mais digno e competente da profissão de paliativista.

    Em todo o caso três fatores são essenciais no que respeita à obtenção do grau de Doutor em Cuidados Paliativos: o estudante deve dominar um tema específico por completo, deve também alargar o corpo de conhecimento existente, e deve ainda tornar-se num bem sucedido investigador independente.