BLENDED LEARNING INTRODUCTION TO CLINICAL STUDIES

Descrição

O Blended Learning Introduction to Clinical Studies (BLICS)foi criado com o intuito de transmitir conhecimentos básicos na área da Metodologia de Investigação e Bioestatística a Profissionais e Alunos da área da Saúde, em ambiente b-learning. De facto, não obstante o crescente interesse em proceder a investigação clínica, é frequente verificar-se uma necessidade de competências do foro metodológico e estatístico. Nesse sentido, procurar-se-á não só que o BLICS constitua uma ferramenta para colmatar essas lacunas, mas também que actue num sentido de motivar os formandos no sentido de publicar mais e atentar mais nas questões do foro investigacional. O seu funcionamento em modo b-learning permitirá superar dificuldades de acesso que possam impedir a frequência de cursos em regime presencial.

Objectivos

  • Este curso tem como objetivo geral transmitir noções básicas de Investigação Clínica.

  • No final do curso os estudantes deverão ser capazes de pesquisar e gerir referências bibliográficas, conhecer os principais desenhos de estudos e suas viéses, analisar dados através de medidas de frequência, associação e impacto e interpretar resultados destas medidas, avaliar testes de rastreio e diagnóstico. Espera-se que os formandos conheçam os conceitos básicos da Bioestatística e a sua aplicação prática. Finalmente, é objetivo deste curso que os formandos adquiram noções relativas à análise, escrita, e publicação de um artigo científico.